domingo, 27 de junho de 2010

CONVERSANDO SOBRE SEXO







Os filhos são de certo modo filtros, reflexos resultantes das experiências, de valores culturais e necessidades pessoais, formando uma rede de expectativas, deve se ter uma elaboração dos pensamentos dos pais.
Os adultos esquecem que cada criança é diferente de outra, e buscam usar sempre a mesma medida de inexperiência para educá-las, quando o assunto é sexo fica mais complicado ainda, pois esquecem suas curiosidades quando crianças e sentem medo em falar no assunto.
A educação sexual tem um significado muito maior do que simplesmente falar de reprodução, de onde vêm os bebês?
As atitudes relacionadas ao sexo são influenciadas pelos meios e hábitos, modo de alimentar, vestir, afagar, banhar. Também pelos atos de desenvolvimentos das tarefas, pela forma de como a família lida com os sentimentos negativos, pelos modelos que são oferecidos às crianças. Tendo também uma grande interferência relacionada com as influências recebidas de fora (social).
Em síntese as atitudes em relação ao sexo são aprendidas através dos modelos que a criança convive em casa, na escola e no social.
É importante que existam responsabilidades, comprometimento no momento em que a criança surgir com os questionamentos, vivenciando uma fase tranqüila relacionada ao sexo.
Em todas as fases existem perguntas que podem deixar os adultos se sentirem de saia justa no momento, devendo sentir – se firme, não mentido nunca, respondendo apenas o que foi perguntado pois deve ser falado a medida em que é perguntado, aos poucos, conforme surge a curiosidade.
Dizer não sabe é imperdoável. Mas se ver que dirá mentira, é melhor dizer não ou calar-se .
Quando surgir a pergunta sobre reprodução, as informações devem ser dadas enfrentando o assunto como algo natural na fase de cada desenvolvimento.
É importante que tenham em casa livros sobre sexualidade e sexo relacionado a cada fase de seu desenvolvimento. Para que possa ter um ajustamento sexual com reforços positivos sendo no futuro um adolescente e adulto emocionalmente amadurecido.
Deve-se lembrar que a auto-estima tem muito haver com o comportamento sexual.
Com o respeito e conhecimento sólido serão adultos felizes e realizados em suas vidas conjugal onde terão um relacionamento enriquecedor, dedicado buscando uma pessoa com o mesmo perfil, para se tornarem um casal com respeito próprio, com uma sólida base interior realizando um relacionamento estimulante e feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário