sábado, 26 de fevereiro de 2011

REGRAS PARA JOGAR XADREZ


                                                                         Regras Xadrez


                                      Idade a partir de 08 anos


                                      Jogam dois participantes




Para jogar é necessário um tabuleiro, 32 peças de xadrez cartonadas.

Quando se joga Xadrez o jogador se transforma em um general do exército do rei, conduzindo as várias forças ao redor do campo de batalha. As peças trabalham em equipe com um único objetivo.
Todas as peças, Peões, Torres, Cavalos, Dama e também o Rei devem jogar dentro das regras básicas do Xadrez. Somente após vários jogar várias vezes, é que se conhece a magia do jogo e suas intermináveis jogadas.
É um jogo que não entra o fator sorte. Ele reforça cada vez mais a forma de se elaborar as jogadas tendo – se estratégia e também muita paciência.
O jogo tem como principal objetivo, proteger o Rei, enfraquecendo as forças do adversário e colocar o rei adversário em “Xeque-mate” ( que acontece quando o Rei não pode mais escapar da captura na próxima jogada.

• O tabuleiro é colocado de forma que os dois jogadores tenham uma casa branca no canto inferior à direita.

• Cada jogador recebe um conjunto de peças com oito Peões, duas Torres, dois Cavalos, dois Bispos, uma Dama e um Rei, que devem ser posicionados no tabuleiro como mostram a figura abaixo. Certifique-se de que a torre no canto inferior direito esteja posicionada sobre uma casa.

• Para definir quem joga com as peças pretas ou com as peças brancas, um dos jogadores pega o peão de cada cor e esconde um em cada mão. O outro jogador escolhe uma mão e passa a jogar com a cor do peão sorteado.

A cada partida, os jogadores trocam de cor.

• Para jogar, devem-se avançar suas peças contra o exército adversário, capturando as peças inimigas. Uma captura bem sucedida abala as forças inimigas e enfraquece o seu potencial de ataque. Deve – se cuidar para que cada uma de suas peças não seja capturada, a menos que você possa capturar uma peça adversária de igual ou maior importância.

                                 São Nove as Regras Básicas

1. As peças brancas sempre se movimentam primeiro.

2. Os jogadores alternam as jogadas, movendo apenas suas próprias peças. E nunca podem passar sua vez.

3. Um jogador pode movimentar somente uma vez cada peça a cada jogada, exceto quando rocar.

4. O Cavalo é a única peça que pode passar por cima de outra peça.

5. Uma captura é feita quando um jogador movimenta uma peça sua para uma casa ocupada por uma peça adversária. É imediatamente retirada do tabuleiro. Somente uma peça pode ser capturada a cada jogada.

6. Um jogador não é obrigado a tomar uma peça do adversário só porque aquela peça corre o risco de ser capturada.

7. Não é permitido fazer uma jogada que exponha o seu próprio Rei à captura na jogada seguinte. Se isso acontecer, será considerada uma jogada ilegal e deverá ser realizada novamente de forma adequada.

8. Se o Rei do seu adversário estiver correndo risco de ser capturado, você deve dizer: “Xeque”. O seu adversário deve, então, retirar o Rei do xeque na próxima jogada.

9. O objetivo do jogo é dar “Xeque-mate” no rei do outro jogador. Um Rei está em “xeque-mate” quando ele não pode escapar da captura na próxima jogada.

                                   Captura e Movimento

Cada peça tem uma maneira de se movimentar pelo tabuleiro e de capturar peças adversárias. Cada uma delas deve obedecer às seguintes regras:

O Peão

No começo da partida, os oito Peões se posicionam lado a lado. Na sua primeira movimentação, cada Peão pode avançar até duas casas.
Nas próximas jogadas, eles avançam somente uma casa de cada vez, sempre para frente, nunca voltam para trás.
Eles podem andar somente para frente em linha reta, mas não podem capturar em linha reta.
Para capturar uma peça, um Peão move-se na diagonal, à captura, ele continua a avançar para frente na coluna em que está, a menos, é claro, que faça uma nova captura.

Observação:


• Qualquer Peão que alcança o outro lado do tabuleiro é imediatamente promovido, tornando-se qualquer peça da mesma cor, menos um Rei.


                                Captura na Passagem


Esta é a regra muito interessante do xadrez. Tem esse nome por ser um Peão movimentado em duas casas na sua primeira jogada e fica ao lado de um Peão inimigo, este Peão inimigo pode capturar o peão movimentando-se (diagonalmente) para a casa por onde o outro Peão acabou de passar.
O Peão inimigo só poderá fazer isso na jogada seguinte.
Capturar usando a passagem é opcional (a menos que seja o único movimento possível).


O Cavalo

No começo da partida, o Cavalo permanece entre o Bispo e a Torre. Frequentemente ele é o primeiro de seus vizinhos a andar pelo tabuleiro.
Sua habilidade especial de saltar o torno mais difícil.
De ser pego.
Ele pode saltar sobre qualquer peça e não pode ser bloqueado. O salto do Cavalo é na forma de L : duas casas para frente ou para trás e uma à direita ou à esquerda, parando sempre sobre uma casa da cor oposta e sobre uma fileira e uma coluna diferente da casa que partiu.
Os Cavalos capturam somente a peça que estiver na casa em que parou e nenhuma das peças das peças que ele tenha saltado.




O Bispo


No começo da partida os Bispos são posicionados ao lado do Rei e da Dama.
Eles se movimentam somente em diagonal, sobre tantas casas vazias quanto ele quiser.
Cada jogador tem um Bispo sobre a casa preta e um sobre a casa branca.
Eles devem permanecer sobre as casas da mesma cor daquela em que eles estavam no início do jogo.
Deste modo eles nunca conseguem proteger um ao outro.
Sabendo que o Rei pode rocar.
Um Bispo deve ficar sempre em ação para limpar o caminho para o Rei e a torre.


A Torre


As Torres podem se mover em ambas direções, ao longo de fileiras o de colunas para tantas casas vagas quanto desejarem: à direita ou à esquerda, para frente ou para trás, em uma coluna sobre qualquer número de casas vazias.
Já que ambas podem estar sobre a mesma fileira ou coluna ao mesmo tempo, elas podem dar apoio uma a outra, diretamente.
Nesta situação, elas são mais poderosas do que o Bispo, cavalos ou até mesmo a Dama.

Roque

O roque é uma jogada defensiva especial que protege o Rei e faz com que a Torre entre em ação.
É a única vez que duas peças ( Rei ou uma das Torres), se movimentam de uma só vez na mesma jogada.

Rocar somente é possível se:

• Não houver nenhuma peça entre o REI e a Torre.

• O Rei não estiver em Xeque

• O Rei e a Torre não tiverem se movimentando desde o começo do jogo.

• O Rei não atravessar ou parar em uma posição que esteja sob ameaça.




Observação:


• O Rei pode roçar mesmo que a Torre esteja ameaçada.


• Para roçar pelo lado da Dama, primeiro movimente o Rei duas casas à esquerda. Então mova a Torre da Dama para a casa diretamente à direita do Rei.
• Para rocar pelo lado do Rei, primeiro movimente o Rei duas casas à direita. Então mova a Torre do Rei para a casa diretamente à esquerda do Rei.




Dama ou Rainha

A Dama também chamada de Rainha, é a toda poderosa.
Ela concentra os poderes do Bispo e da Torre.
Ela desliza ao longo do tabuleiro, movendo – se para qualquer direção e sobre quantas casas vazias ela quiser.
O Rei


No momento em que o Rei for capturado, o jogo termina.
Por este motivo, é importante que as outras peças ajam com muita união para conseguir protegê-lo.
O Rei pode movimentar-se para qualquer direção, mas só pode andar uma casa de cada vez.
Cada vez que uma peça inimiga ameaça o Rei, o jogador deve avisar: “Xeque”! O Rei pode se colocar em xeque ou ficar exposto ao xeque por meio da movimentação de uma de suas peças. Se você fizer uma jogada e expuser o seu Reis ao “Xeque”, ela deverá ser realizada novamente de forma adequada.
Quando o “Xeque” é declarado, todas as outras ações n tabuleiro param. O jogador deve analisar se o jogador pode sair do “Xeque” por si só ou se necessita da ajuda das outras peças (que puderem ajudar).

Existem somente três maneiras de um Rei sair do “Xeque”:


• Se ele ou uma das outras peças puderem capturar a peça ameaçadora.


• Se ele puder movimentar um de seus próprios súditos em direção à linha de fogo.


• Se ele puder se mover para uma casa vazia que não esteja sob ataque.
Uma dessas coisas tem que acontecer. A regra mais importante no jogo de Xadrez é esta:


• O Rei não nunca pode permanecer em Xeque ou colocar-se em Xeque por causa de uma jogada própria ou de um de seus súditos.
Essa regra é muito importante, porque, se ele não puder sair do “Xeque”, um “Xeque mate” deve ser declarado e isso significa que o jogo acabou.

Resumo




• Na abertura movimenta-se 1 ou 2 casa.


• Na jogada comum após a abertura, movimenta-se 1 casa para frente.


• Captura movimentando-se diagonalmente para frente 1 casa à esquerda ou à direita.


• Os Peões nunca podem mover-se para trás.





• Move-se em diagonais tantas casas vazias quanto quiser.


• Cada jogador tem um Bispo sobre uma casa preta e uma casa branca.


• Um Bispo sempre permanece na casa de mesma cor da qual ele iniciou o jogo.





• Pode pular sobre qualquer peça e não pode ser bloqueado.


• Os cavalos ameaçam até 8 casas de uma vez.


• Captura somente a peça sobre a qual pára não aquelas sobre as quais pulou.





• Concentram-se os poderes do Bispo e da Torre.


• Move-se para qualquer direção e sobre quantas casas vazias ela quiser.




• Move-se sobre qualquer número de casas vazias em fileiras à esquerda ou à direita.


• Ou sobre qualquer número de casas vazias sobre colunas para frente ou para trás.


• A Torre é utilizada no Roque.





• Proteja sempre o Rei, ele é a peça mais importante que você possui.


• Movimenta-se 1 casa em qualquer direção.


• Não pode colocar-se em Xeque ou ser exposto ao Xeque através do movimento de uma de suas peças.

Boas jogadas!























































































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