domingo, 27 de fevereiro de 2011

CUIDANDO DA MEMÓRIA


Adotar simples medidas no dia a dia, melhora a capacidade mental.
Hábitos diários determinam o funcionamento do cérebro.
Podendo atrapalhar como também ajudar na memória e na concentração.
A alimentação é um fator de grande importância para um cérebro saudável.
São simples as formas de manter o cérebro em bom funcionamento.

Sorriso Saudável: A higiene está ligada ao bom funcionamento do cérebro, principalmente a bucal, segundo estudo realizado nos Estados Unidos, pela Universidade de West Virgínia, os pacientes que apresentavam dentes e gengivas mais saudáveis e sem infecções graves tinham boa memória.




Lazer, momentos de relaxamento: Separar um tempo do dia para realizar exclusivamente atividades de prazer, podendo ser em simples como assistir um programa que gosta na TV, escutar música, ler, falar ao fone com amigos, passear, cantar entre outras que goste. O importante é desligar seu cérebro dos problemas cotidianos deixando-o receber reforços positivos através de lembranças felizes. Não podendo praticar o lazer, momentos de relaxamento todos os dias, escolha um dia da semana para dedicar a você com ações de prazeres.


Vivenciar noites felizes: Sempre é bom ter noites felizes, com bons sonos  deixando o cérebro organizar e armazenar as  bagunçadas informações que recebeu no decorrer do dia. No sono profundo acontece a fixação da memória onde poderá buscar informações futuras e as encontrará. Para auxiliar em bons sonos, evite alimentos pesados antes de deitar, como também bebida alcoólica, refrigerantes, chá-mate, cafeína, não deixar Tv ligada, fazer um bom escurinho no quarto, se possível tomar um banho antes de deitar para que todo o corpo se relaxe realizando um bom sono e tendo bons sonhos.



Mexa-se, pratique atividade física: O praticar exercício físico resultará em uma vida saudável e uma memória poderosa.
Lembre-se que cada um tem sua característica e são seres diferentes por isso a necessidade de sempre falar com um profissional para realizar um programa personalizado, adaptando ao condicionamento físico, progredindo lentamente.
Manter o corpo em forma, melhora a circulação sanguínea cerebral onde estimula a produção de neurônios. Ocorrendo também a liberação de endorfinas que são os hormônios que propiciam a sensação de bem-estar, tendo ação analgésica exterminando o estresse e as dores de cabeça que são fatores ligados diretamente ao cérebro e a memorização.



Movimentar o cérebro: O movimento é sempre saudável. O parar acumula poeira e cria bichinhos indesejáveis. Sendo assim deve-se manter o cérebro ativo, realizando tarefas simples que auxiliam na conservação da memória mantendo ao longo da vida um cérebro saudável.
Esses fatores são importantes em todas as idades, pois as atividades intelectuais fortalecem a memória, busque sempre aprender atividades novas, colocando o cérebro para trabalhar. Realize atividades diferentes do seu cotidiano, aprenda artesanato, música, idioma entre outros. Sair da rotina é ma excelente opção para agitar a mente, até mesmo arrumar um guarda roupa, gavetas, lavar o carro, andar de bicicleta, fazer diferentes trajetos para o trabalho, fazer cálculos matemáticos de cabeça, mesmo que sejam simples. O importante é estimular o cérebro em atividades diferentes aumentando a capacidade mental.




         Fale sempre com seu médico ou especialista da área!





Nenhum comentário:

Postar um comentário