sábado, 26 de fevereiro de 2011

REALIZAR CONEXÕES. APRENDER, APRENDER...

Seja o aprendizado cognitivo ou motor, nossa cultura se baseia na transmissão de habilidades e conhecimentos.
Inicia-se na gestação a forma que se é adquirido às habilidades e conhecimentos.
Constantemente surgem novas informações e desejos de novas aptidões. Acredita-se que o maquinário existente nas células cerebrais vai se adaptando a cada situação ou às unidades de processamento.
As células funcionam como unidades que processam as informações formando substância cinzenta.
Os neurônios recebem a cada instante sinais de outras células onde é transmitido pelos pontos de contato, as sinapses e depois encaminhadas aos axônios.
Axônios que ficam embaixo do córtex e recebem o nome de substância branca e tem como função fazer as ligações entre os neurônios por grande distância permitindo assim a comunicação em diversas áreas.
Essa cor clara vem da camada de gordura isolante que envolve os axônios.
A bainha de mielina acelera o encaminhamento dos sinais, contribuindo assim com uma comunicação rápida e sem perdas de dados.
O grau de mielinização influencia na velocidade e a força dos impulsos. Quanto mais grossa a camada isolante, mais rápida e melhor se dão a transmissão.
O aprendizado baseia-se na alteração da comunicação entre as células e o cérebro e assim a substância branca se modifica conforme vai se aprendendo novas habilidades motoras. Acontece alteração também na massa cinzenta quando surgem novos corpos celulares, ou quando células cerebrais já existentes criam sinapse que possibilitam o processamento de informações de maneira diferenciada.
A adequação da massa branca significa melhor transmissão de informações, enquanto diferenças na estrutura da substância cinzenta dizem respeito ao processamento de dados.
Ainda não se sabe, porém quais processos moleculares e celulares realmente ocorrem quando a massa cerebral branca aumenta, sendo certo que a diminuição desta massa pode trazer problemas.
O importante é que o cérebro sempre se adapta a novas condições de aprender e aprender.
Os treinamentos dirigidos podem ajudar a interromper a decadência das ligações nervosas que ocorrem com a idade, sendo assim deve-se estimular as cognições aonde o cérebro irá se adaptar a novas condições e cada vez mais aprender e aprender.
Para que se possa a cada dia melhorar o funcionamento do cérebro deve-se aprender e treinar aperfeiçoando o que se sabe, como jogando xadrez, malabarismo, artes, dançar entre outros.
Sendo assim escolhi treinar xadrez e está postado no blog normas de como jogar xadrez, para que se estimule aumentando a massa branca e tendo a certeza que a cada dia se faz algo para ter uma vida cerebral saudável.











Nenhum comentário:

Postar um comentário