segunda-feira, 15 de novembro de 2010

MEDO / FOBIA / ESPECTROFOBIA





Johnny Depp que interpreta o bizarro e destemido pirata Capitão Sparrow, sofre de espectrofobia.
Medo de fantasmas

Espectrofobia está inserida em um dos tipos de fobia (do grego – medo) na linguagem comum, é a aversão ou temores em exagero diante de animais, objetos e até mesmo lugares. 
Analisado no âmbito de clínica, na psicopatologia, todas as fobias fazem parte dos transtornos de ansiedades que têm características especiais de só se manifestarem em situações particulares.
A espectrofobia é o medo de sombras, fantasmas (do grego derivado de mostrar, aparecer). No sentido concreto, original, a imagem não corresponde à realidade, sendo uma ilusão, criação da fantasia aparência imaterial de uma figura podendo ser humana ou não. Ao analisar esta fobia, deve se respeitar a crença porque em cada cultura contem histórias de fantasmas e pessoas que podem aparecer (aparição/termo utilizado a séculos mas sem um sentido específico definido) após a morte.
As aparições são vistas por alguns indivíduos, em momentos diferentes, dependendo da circunstância e a emoção do momento. São raros os casos onde vários indivíduos vêem no mesmo momento. Na maioria das vezes as experiências de aparições ocorrem transitoriamente e atualmente são atribuídas a experiências parapsíquicas.
No momento do sofrimento desta fobia, o indivíduo experimenta uma exagerada ansiedade principalmente quando descobre que o seu medo é de origem irracional. Mesmo assim evitam visitas em lugares que possam servir como estímulos positivos para o desencadear desta visões aparentemente inexplicáveis.
 Alguns cientistas acreditam que as visões de fantasmas / ou vultos, não passam de uma visão psicológica (do grego-psiquê da alma, ciência que estuda o comportamento, ou seja, tudo que o organismo faz e os processos mentais. Experiências subjetivas inferidas no indivíduo através da cognição e comportamento. Psicologia cientifica diferente da psicologia popular que se trata de idéias, crenças e convicções transmitidas através da cultura. Podendo ser feito seu uso em diferentes contextos. A palavra psicologia é utilizada muita das vezes em uma linguagem como sinônimo de psicoterapia, psicanálise ou mesmo de análise comportamental. Sendo que são conceitos diferentes um dos outros) inconsciente podendo acontecer sem que estejam pensando nisso naquele momento podendo ser raro acontecer assim. Geralmente o medo incontrolável surge quando o indivíduo está sozinho, onde fatores desencadeadores aparecem como reforço positivo estimulando o desencadear da fobia. Situações onde o exagero do medo cria inconscientemente os vultos/ ou fantasmas que assustam parecendo reais.
A mente tem sua consciência que abrange qualificações de subjetividades, sentiência (consciência do sentir), autoconsciência e a capacidade de perceber as relações do sujeito e o ambiente. Sendo hoje em dia muito pesquisada pela neuropsicologia e ciência cognitiva.
Para lidar com esse tipo de fobia é necessário buscar tratamento psicoterápico cognitivo comportamental, onde será colocado na exposição progressiva e controlado ao objetivo fóbico.
São utilizadas técnicas de relaxamentos para o controle da ansiedade onde procura diminuir a sensibilidade do indivíduo.
Trabalhando a cognição pode se reestruturar os pensamentos, conseguindo a aquisição de informações sobre onde, quando e como ocorrem as percepções.
Através da psicodinâmica elaboram – se os significados simbólicos e os sintomas desenvolvidos.

Um comentário:

  1. Eu tenho espectrofobia, e é realmente muito ruim! quando eu era criança não conseguia fechar os olhos para dormir se estivesse sozinha, somente com alguém... e eu nunca ficava em casa sozinha! mas hoje eu fico e consigo me controlar mas faço várias coisas pra não me sentir sozinha tipo: deixar a tv ligada e sempre fico onde eu sinto menos medo. Mas basta falar dessas coisas, ou ver algo em filmes que meu coração fica mais rapido e eu fico muito anciosa!

    ResponderExcluir