quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Inovar é Preciso




“A personalidade criadora deve pensar e julgar por si mesma, porque o progresso moral da sociedade depende exclusivamente da sua dependência”. Albert Einstein

No período eleitoral é importante a competitividade. São apresentados os candidatos e seus perfis. Todos apresentam seus projetos e planos de como melhor administrar os bens públicos. Os candidatos demonstram através de suas falas e campanhas quais são suas responsabilidades com a cidade e com a população. Um bom político realiza sua campanha com dignidade e acima de tudo respeito ao eleitor, se restringindo em falar de suas metas.
A partir daí a escolha é concretizada pela população nas urnas.
No dia sete de outubro a população brasileira foi às urnas comemorar a festa da democracia, por intermédio da qual todos usufruem do direito de liberdade expressando sua opinião. É um momento de grande importância para os municípios e para a mente humana.
Confirmar nas urnas sua escolha, sua crença, auxilia na estruturação psicológica do ser humano.
Surpreendentes resultados surgem, os eleitores depositaram credibilidade no que muitos chamam de novo ou inovador.
A sociedade buscou mudanças acreditando que quando a inovação acontece no campo social, a transformação na vida e no interior das pessoas também acontecerá.
Ao votar, o indivíduo deposita nas urnas sonhos e desejos. Acredita-se que o candidato eleito concretizará suas expectativas.
As mudanças surgem a partir daí. De tempos em tempos a população busca o novo, termo também usado em determinados momentos de forma pejorativa para colocar em dúvida a credibilidade que a população depositou em seu candidato.
Segundo o dicionário Aurélio, inovar é criar algo novo, renovar ou introduzir uma novidade.
Kant o filósofo já dizia que o ser humano é um animal racional e político em potencialidade. Ser político é conviver em sociedade, coletividade, interagindo com emoções e instintos. O ser humano nada tem de novo, todos são naturalmente políticos. O que existe de novo são aplicações do próprio esforço, para um resultado satisfatório para toda coletividade, pois o eleito vai se responsabilizar por um número maior de pessoas e de espaço físico.
Faz-se necessário para tal período uma corrente racional que interage com os valores matérias e emocionais estruturando o ser humano com respeito e sabedoria.
Inovar define na verdade quais serão as metas e objetivos gerais. Sempre reforçando o objetivo de se viver em um país democrático gerando uma vida em respeito e liberdade.




O valor de fato inovador que parece se apresentar ao horizonte é o vínculo entre o meio social e político, postura realmente democrática para melhor administrar.
As populações sempre após os resultados das urnas se apresentam de certa forma amedrontada. Inicia-se a partir daí diversos questionamentos, sendo considerado natural no desenvolvimento humano. O medo faz parte do ser humano, é uma forma de proteger.
O processo de transição tem inicio após o candidato eleito. O candidato eleito monta um grupo de pessoas de sua confiança e profissionais de áreas diferentes. O objetivo é de se inteirarem de como estão todos os projetos e andamento de todos os setores públicos, diagnosticando como está a atual administração. É importante esse processo, mas o foco principal é olhar pela população como um todo. Mudanças não acontecem rapidamente, mas cada uma há seu tempo.
Foi dada a oportunidade ao prefeito eleito para governar o município.
Cabe agora à população fiscalizar, acompanhar de perto o desenvolvimento das atividades, pois o município é de todos. Ele administra para todos.
Enquanto isso a população torce para que a inovação se concretize, com votos de boa sorte para os governantes e para o povo de Três Corações.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário