domingo, 16 de setembro de 2012

A Importância de Votar



Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida.

Todo território brasileiro no próximo dia sete de outubro realizará o mais importante feito da Democracia. Ir às urnas votar.
Grande processo na democracia formal. Hoje é natural, mas há tempos atrás vários grupos eram proibidos de exercerem esse ato de cidadania.
O voto é um direito conquistado através de muitas lutas. Por isso ele não deve ser visto como uma obrigação. O cidadão deve votar consciente de seus deveres, para escolher o seu representante legal no Legislativo e Executivo, que são os responsáveis pelo desenvolvimento ou estagnação do município.
O voto é direito e dever de todos.
É importante fazer uma escolha, lutar através do voto, expressar seu desejo. Nunca anular ou votar em branco, fazer isso é calar-se diante das falcatruas políticas. Esse tipo de voto jamais será um meio de protesto, pois o cidadão influenciado pela idéia de obter uma forma de vingança abstendo-se de escolher acaba gerando a reação contrária onde aceita a escolha de outrem.
Como em todo setor na vida, na política não é diferente existem bons e maus políticos e é por isso que não se pode fechar os olhos, porque o poder de decisão está nas mãos de cada um. Na hora de votar, procure escolher o candidato que lhe parece confiável, cuidado com as promessas descabidas, com os ataques desenvolvidos no período de campanha.
Num país onde é necessária a Lei da Ficha Limpa, fica claro que os cidadãos não estão analisando e muito menos acompanhando de perto as decisões dos candidatos eleitos, pois é um absurdo o candidato fazer uso de honestidade como bandeira para ser eleito. Honestidade não é virtude, é sim uma obrigação de todos os homens bem.
Fazer uma boa escolha requer o conhecimento de que o prefeito é indiretamente responsável por todo desenvolvimento do município, onde sua administração acontecerá de forma conjunta com a câmara de vereadores.



O prefeito é o representante legal do município, intermediando politicamente interesses públicos com as esferas de poder superior, sempre com o propósito de beneficiar o município como um todo.
A escolha dos secretários não deve ser parte de acordos políticos, mas sim com observação e conhecimento da capacidade técnica de cada um. Os secretários são responsáveis pela elaboração de projetos, direcionar e aplicar com dignidade e honestidade os recursos repassados pelos governos Estadual e Federal. Fazer uso do direito de convênios, desenvolvendo as atividades de cada secretaria auxiliando a conduzir o município rumo ao crescente desenvolvimento.
O Executivo jamais deve sentir-se preso ao partido no momento de suas escolhas de secretariado. Deve sim, procurar atender às necessidades da comunidade, dando atenção aos seus anseios e às suas reivindicações.  Além disso, deve coordenar comandar, planejar suas funções de executivo administrando de forma coerente a exemplo dos impostos, como IPVA, IPTU entre outros.




Já os vereadores junto com o prefeito devem discutir questões importantes para o município, fiscalizar os atos do executivo de como ele administra e aplica os gastos dos orçamentos públicos municipais. São responsáveis na função de melhorar a qualidade de vida das comunidades, elaboram Leis e aprimoram a Lei Orgânica Municipal e também são mediadores da população com o executivo. Tem como principal objetivo proporcionar melhorias para a população.
Por tudo isso e muito mais seja um cidadão participativo e consciente, faça uso da democracia. Avalie os projetos e faça valer seus valores. Não eleja quem compra voto, pois esse jamais fará melhoria para a população.
O voto é direito de todos e dever de cada cidadão para que possam manter-se no Estado Democrático, sendo livre em escolhas.
Fazendo uso de sua liberdade de escolha, eleja um bom candidato, vá às urnas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário