domingo, 26 de fevereiro de 2012

REFLEXÃO SOBRE O CARNAVAL






 
Festa originária da Grécia, em meados de 600 a 520ª.C.
Seu principal objetivo era agradecer aos deuses pela fertilidade do solo e por tudo que havia sido produzido. O período do carnaval era marcado pelo “adeus a carne”, que vem do latim “carne vale”, originando aí o termo “carnaval”.
Cada região realizava sua festa de acordo com os costumes local criando uma grande concentração de pessoas para a realização dos festejos e assim cada um brincava a seu modo.
O carnaval moderno, feito com fantasias e grandes desfiles, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. Veneza (Paris) foi a grande exportadora desta festa popular mais animada e com grande representatividade no mundo.
O entrudo (Antigo folguedo carnavalesco que consistia em jogar água nas pessoas circundantes) português, onde, as pessoas jogavam uma nas outras, farinha, ovos e água tiveram sua origem em Portugal, com a abundância representada nos alimentos.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII trazendo consigo muita influência da Itália e França, onde a comemoração ocorria em forma de desfiles urbanos com roupas luxuosas e máscaras.
O Brasil no inicio dava ênfase ao pierrô, colombina e rei momo, por serem formas leves representativas do amor e da leveza. Romantismo que teve sua origem na Europa.
Os blocos surgiram no Brasil, no final do século XIX iniciando uma maior popularidade já no século XX. 


Pessoas se fantasiavam, ornamentavam seus automóveis, reuniam grupos afins e desfilavam pelas ruas da cidade. Contendo neste ritual carnavalesco o desejo de liberdade e o romantismo que era de grande importância neste período.
 A partir daí aconteceu o surgimento dos carros alegóricos típicos das escolas de samba de hoje, com esse formato de competitividade em beleza e animação.
O Rio de Janeiro foi o município que exportou essa forma de desfile para a cidade de São Paulo, Tóquio e outras. Vale ressaltar que é o município do Rio de Janeiro que está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo. Já o Galo da Madrugada de Recife, entrou em 1995 no Guinness Book como o maior bloco de carnaval do mundo.
O carnaval com o tempo desencadeou diversas transformações no ser humano criando formas múltiplas de faces e acarretando diversas transformações sociais, onde ressalta com muita veemência e clareza a luta de classes, em busca de poder. Todos desejando serem vencedores, esquecendo que por detrás deste desejo existe o fator economia que é o maior gerador de medição de forças entre as escolas. Surge a partir daí angustia e ansiedade, que terá como período de duração aproximadamente 365 dias, onde quando acontece novamente um novo desfile em busca da melhor classificação.



O carnaval é uma festa que focaliza várias abordagens modificadoras de um contexto, tendo um papel de grande importância na vida do homem, pois ele constrói um mundo paralelo ao seu, criando até mesmo uma segunda vida, o que se pode chamar de “dualidade do mundo” impedindo a compreensão da consciência cultural, sendo submetido a críticas e ironias, sem que se perceba.
O carnaval perdeu seu encanto e magia a partir do momento que deu abertura para ser exibido em forma de espetáculo teatral, tirando do homem o direito de ser ele mesmo em sua essência e liberdade.
Hoje não mais agradece aos deuses por sua fartura e prosperidade, transformando o homem em marinetes nas mãos dos dirigentes e poderosos que necessitam da realização desta festa para maior arrecadação turística e medição de poder.
O verdadeiro carnaval está em não distinguir os atores e espectadores, deve-se lembrar que os espectadores não devem apenas assistir ao espetáculo, eles devem viver com intensidade esta comemoração já que o carnaval em sua própria natureza existe para todo o povo e fortalece as fronteiras que existem entre a vida e arte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário