domingo, 11 de março de 2012

SONHADO AMOR




Se aprende a amar não quando se 

encontra a pessoa perfeita, e sim quando  
se aprende a crer na perfeição de uma 

pessoa imperfeita.





 
Por ser possuidor de diversos sentidos e significados, o amor é vivido de varias formas podendo ser personificado em alguns casos. No conceito popular, envolve geralmente o comportamento que gera formação de vínculo de forma emocional com outra pessoa. Ele pode também ser um amor por algo material.
O amor é vivido a partir do momento que o cérebro recebe estímulos sensoriais e psicológicos mantendo uma manutenção em estímulos gerando reforços positivos de motivações, ou seja, inicia o sentimento de amor no ser humano a partir da gestação.
Desperta no ser humano um processo de vivencia sendo a maior conquista já experimentada.

 
Após o nascimento o amor tem vários significados e formas como atração, paixão, querer bem, desejo, satisfação, libido, compaixão, misericórdia, afeição entre outros. Podendo estar ligado em do amor de Deus, amor físico, amor platônico, amor de mãe, amor à vida.
A forma de amar tem variações diversas estando ela ligada ao caráter da pessoa e em qual a motivação que recebe como estímulo para esse amar, sendo observado o sentido desse amor e de que forma vivenciá-lo.
São em poucas circunstâncias que é feito o uso real da palavra amor.
A palavra tem seu significado dependendo do contexto onde é feito seu uso, lembrando que  tem seu significado próprio e muita das vezes é usada de forma banal e alguns caso é usado  como forma de expressar que gosta muito e podendo ser a um objeto ou a um ser vivo.
Analisando na perspectiva filosófica a temática de amor é entendida como um princípio que governa a união de elementos naturais e também o princípio de relação entre seres humanos. O amor é a inspiração do que necessita de forma pura para existir intensamente, com inteligência, sabedoria, controle, fé, verdade realizando as esperanças existentes no ser. Para que isso aconteça é necessário existir o desejo por algo que não se possui.
O amor é livre para acontecer não importando com níveis sociais afetivos. Nem sempre o amor é percebido, pois as pessoas atribuem ser bom a um comportamento natural que acontece entre os seres vivos. Reciprocidade é capaz de dar início a longas amizades, respeitosos convívios. É permitido aos irmãos consangüíneos ou não de forma fraternal.
O viver o amor acontece quando existe um nível natural de aceitação das qualidades e defeitos do outro e de si mesmo, sendo classificado como amor natural. A aceitação acontece primeiramente de forma mental a seguir de forma física onde ambos se dão o direito de serem eles próprios, sem máscaras, sem constrangimentos de saber todos os defeitos e todas as qualidades. A partir daí o amor natural é preenchido com sentimentos em toda alma e em todo corpo físico, este amor cria lembranças na memória, gerando até mesmo eternamente um vínculo prazeroso.
No amor natural existem reciprocidade, lealdade, gestos, palavras, pensamentos e ações conferindo uns aos outros o direito de participarem seus sentimentos e vidas em comum.
Por ser entendido de diferentes formas, e tomado de sentimentos abstratos, ou seja, sem formas às vezes, sem textura, formato ou tamanho se transformando por excelência em um sentimento primário e inicial a cada ser humano podendo ser conduzido a uma forma não raciocinada.





Todos os seres humanos são carecidos do sentimento amor e sentem a necessidade de reconhecê-lo em si e no outro não importando a idade e nem mesmo se existe o sexo.
Eros ( Deus Grego do Amor - Cupido) representa a parte consciente do amor de uma pessoa pela outra. É através do amor que os seres se ligam de forma bem clara à atração física compelindo as pessoas a terem um relacionamento estreitando o vínculo transformando-o em continuado. A partir daí pode desencadear uma relação sexual (denominado assim quando for realizar ação física de junção dos órgãos sexuais, em muitas das vezes sem a função reprodutiva). O amor com a relação sexual ocorre com a entrega um abrindo mão de certas vontades para a satisfação do ser amado. Esse prazer faz com que o ser humano invista constantemente no relacionamento demonstrando alegria podendo até mesmo renunciar de alguns prazeres que antes realizava sozinho (festas, viagens, etc), gerando uma forma incondicional de amar.
Relacionamentos que estão baseados em estilos e formas de vidas semelhantes tendem há durar mais tempo. O amor é um sentimento vital como o ar na vida de todos os seres.  É doloroso e árduo viver, sobreviver sem esse sentimento, pois ele equilibra o ser trazendo paz interior e liberdade de vida.
                                                   




Nenhum comentário:

Postar um comentário