quarta-feira, 5 de outubro de 2011

GASTOS COMO ORGANIZÁ-LOS



Forma de Organizar Gastos

Urgência e Importância


O viver está diretamente relacionado com gastos.
É preciso aprender a administrar a vida como um todo, pensando no emocional e também no concreto que está ligado a área profissional e realizações.
Sempre deve- se fazer um controle dos gastos que se tem no cotidiano.
Buscar parcelamentos nas contas que se adquire, significa buscar fôlego para organizar as finanças. Se tiver o dinheiro em mãos prefira sempre comprar a vista mesmo que o desconto seja de pequeno porte. Conscientizar de que parcelamentos não é a melhor opção. Compras a vista requer organização. Planejar fator primordial em todas as ocasiões. O ser humano tende a ceder em ofertas de produtos que muita das vezes nem está necessitando e assim se o fizer continuará tendo uma vida apertada por tempo prolongado.
Sempre se deve solicitar desconto, sem constrangimento. Aprender a dizer não quando o que lhe é oferecido, não tem necessidade no momento.
Grandes investimentos devem ser analisados com todos os membros da família para que saiba do período de economia, forma de mudança na vida financeira e emocional. Todos precisam estar a par do que será adquirido e como será feita a transação. O sacrifício faz parte das aquisições de grande porte e nos pequenos também. Os membros da família terão de abrir mão de algo ou alguma coisa para auxiliarem neste novo empreendimento. Realizar a elaboração de uma planilha é sempre bom para identificar possíveis esbanjamentos e também para direcionar os gastos. Ela auxiliará no diagnóstico claro de suas despesas e rendimentos, identificando excessos e cortando os gastos não necessários. Ter cautela quando for analisar quais os gastos que devem ser cortados. Geralmente inicia-se pelo lazer, idas aos cinemas, livros viagens entre outros e nem sempre esse é o melhor caminho porque o lazer é de grande importância quando se fala em organização tanto financeira quanto emocional ele está ligado diretamente ao bem estar e equilíbrio da vida. O melhor é optar por cortar poucos, mas pesados gastos, como mudando o modelo do que se comprar. Os gastos familiares devem ser controlados como de uma grande empresa. A produção é a realização de todos da família. Muito cuidado com o efetivar de empréstimo, pois geralmente leva a inadimplência se não estiver bem organizado e consciente de como será feito os pagamentos. Elaborar o orçamento familiar baseado nos rendimentos e gastos reais, inicia-se observando e caracterizando o que é Importante e o que é Urgente.





O que significa a palavra urgente? E a palavra importante?


Como diferenciar uma da outra?


Urgente é algo que tem que ser feito imediatamente.


O importante está relacionado com o planejamento de longo prazo, os projetos de futuro e a delegação de responsabilidade.


 O Importante / Urgente é aquilo que se deve fazer, senão corre o risco de ser enterrado vivo.


O Importante / Não Urgente é o quadrante da qualidade em que projetamos o futuro.


O Não Importante / Urgente é o quadrante da decepção em que o burbúrio da urgência cria a ilusão da importância.


O Não Importante/ Não Urgente é o quadrante de desperdício em que o trabalho sem importância é valorizado.


Definir prioridades num mundo sem tempo.


1º - Escreva conforme sua escolha de prioridades, as ações que devem ser solucionadas.


2º- Encontre fatores em comum nas ações.


3º - Vejam quais repetem na categoria.


4º - O que fazer primeiro: U Urgente e NU Não Urgente


Ou o que é I - Importante e NU- Não Urgente.


5º - Deve responder a primeira coisa que vier cabeça, não olhe quais são as ações que você vai colocar para solucionar.


6º - Se a resposta for fazer primeiro o que é I - Importante e NU - Não o Urgente, você está no caminho certo.


7º - Caminhe sempre de acordo com os valores.


I / U = Importante – Urgente


I / NU = Importante Não Urgente


NI / U= Não Importante Urgente


NI / NU = Não Importante/Não Urgente


O uso do relógio caracteriza a urgência, onde diz respeito aos compromissos como reuniões, horários que devem ser obedecidos.
Já o uso da bússola diz respeito à importância, ela enfatiza a visão, os valores, a missão, aos princípios, a forma como se conduz a vida no cotidiano.
O ideal que se possa fazer uso dos dois em equilíbrio, pois o relógio informa a velocidade que com se está se locomovendo. A bússola é quem conduz direcionando a locomoção que se está fazendo. Sendo assim, nada de escolher entre bom e ruim, mas observar com cautela e realizar as escolhas entre o bom e o melhor.
Como deve se agir: pelo princípio ou pela emoção? Sempre em forma de observação conscientize que existem princípios que são universais e essa existência é desde toda a eternidade. Mesmo que as civilizações tentem escondê-los eles estão presentes no inconsciente coletivo. Os princípios das leis naturais, gravados em nos inconscientes através das cognições e comportamentos vividos. Enfrentá-los é a melhor forma de solucioná-los, pois são os princípios que conduzem e direcionam toda a vida.
Uma forma de facilitar esse direcionamento é criar um diário onde anotar-se-a as ações diárias, tornando consciente de como será o desenrolar do dia. Verificando como se está sendo em pensamento, palavras e atitudes, facilitando para visualizar os atos que devem ser desenvolvidos de formas urgentes e que somente acontecem por não terem sido previsto, programado e fugindo do tempo melhor de sua execução.
 Ter em mente as ações baseadas em princípios é de grande importância para a concretização de metas, sonhos e desejos. A verdade liberta o ser humano sempre que buscada. É de grande importância enfrentá-la, confrontá-la mesmo com medo, acreditando que a coragem virá para que se possam realizar mudanças desejadas em tempo satisfatório.
U = Urgente NU = Não Urgente



I = Importante NI = Não Importante

U / I e U / NI


I e NU UI NI




FONTE DE CONSULTA

COVEY, Stephen R. et all. First Things First: Como Definir Prioridades num Mundo sem Tempo. Tradução de Júlio


Nenhum comentário:

Postar um comentário