segunda-feira, 12 de abril de 2010

O Deus do Sono




Hipnos (o sono) viveu em um palácio que foi construído dentro de uma grande caverna no oeste, bem distante do sol, vivendo sempre em tranqüilidade, em paz e em silêncio.
Bem do outro lado passava Lete (rio onde quem bebia suas águas esquecia as vidas passadas e por isso simboliza o esquecimento).
Todos respeitavam o sono do Deus Hipnos, era o Deus do Sono, da atividade do dormir, mas não dos sonhos.
Deus do sono que mora no paraíso dos campos, atrás do muro das lamentações.
Era filho de Nix (escuridão acima de Gaia (Deusa da Terra, elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora).
Irmão gêmeo de Tânatos (personificação da morte).
Tem forma humana se transformando em uma ave antes de dormir, podendo ser representado também como um jovem com asas que toca uma flauta na frente dos homens para levá –los ao sono.
Hipnos o Deus com suas vestes e cabelos na cor dourada, seu irmão gêmeo Tânatos era um Deus com vestes e cabelos na cor prateados.
Teve três filhos e todos representavam os sonhos e suas variedades.


 

HIPNOS com sua mãe NYX

Os estágios do sono são determinados pelas ondas cerebrais, podendo ser colocadas em grupos de acordo com a freqüência que estará relacionada com o tipo de sono da pessoa. Os estágios do sono são:
v     O estado de consciência normal, acordado, quando se está realizando as atividades normais do dia a dia, a pessoa está no estado Beta (13Hz-30Hz). Quando as atividades cerebrais saem de sua sincronicidade ocorre a ansiedade, o pânico e o estresse.
v     Quando a pessoa entra no estágio de relaxamento leve, que é a mente calma e direcionada a um objetivo ou atividade, está no Alfa (8Hz-12Hz) é nele que acontece a maior parte dos aprendizados porque está mais receptivo para informações. A meditação acontece no estado Alfa.
v     Quando da inicio ao relaxamento profundo é o estado Teta (4Hz-7Hz),onde acontecem os sonhos e meditações profundas.
v     O estado mais lento das ondas cerebrais acontecem no Delta (0,5Hz-3Hz), acredita- se que é nesse estágio que abre caminho para o subconsciente.

Sendo assim a noite é o tempo de descanso, é nela que pode – se viver o processo de refazer as energias despendidas no decorrer do dia. Através do sono acontece o repouso do corpo físico. Para acontecer um descanso do corpo de da alma é necessário que esteja o corpo no silêncio, no escuro e em um pequeno conforto. É necessário acontecer o relaxamento real o sono para que tenha um real descanso.
O sono deve ser visto como um amigo prazeroso de receber, com confiança e sem medo.
Algumas pessoas acreditam que dormir é uma simulação da morte (pois quando dormem consideram estar mortos e nada fazem e nada lembram quando despertos), considera o sono como interrupção da vida.
Sendo uma interrupção sem grandes males e, mas de forma necessária.
Deve se lembrar que no momento do sono todos estão frágeis e vulneráveis.
Existem formas diferentes de sonhos:


v      Criativos são os que representam aparecem representados em forma de pinturas e livros;
v      Lúcidos são aqueles que acontecem como de forma direcionada, em forma de filmes. Geralmente quem sonha consegue controlar os acontecimentos no sonho e quando conversa com as pessoas que estavam no sonho eles também se lembram do sonho com alguns detalhes diferentes, mas com o mesmo conteúdo;
v      Pesadelos neste tipo de sonhos existem as imagens de monstros, e fatos trágicos que geralmente revelam o medo do sonhador com fatos da vida real.
v      Premonitórios são os que o sonhador vê eventos, fatos que ainda acontecerão.
v      Repetitivos quando repete os mesmo sonhos em períodos diferentes.

Em todos os tipos de sonhos deve se analisar em primeira instância como foi o dia do sonhador, para em seguida analisar os símbolos (contexto histórico, origens, características, musicalidades, cores, significados de cada imagem entre outros) que apareceram no decorrer do sonho.
Sonhar é sempre uma forma mágica. Pode-se analisar fatos da vida e desejos de mudanças, onde o sonhador consegue guiar sua vida para ser feliz e com realizações de muita paz.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário