terça-feira, 11 de outubro de 2011

SENTIMENTO DE INVEJA


A inveja, conforme Sebastián de Covarrubias, gravura século 16


“ A inveja é um atestado de inferioridade".

                                                                                              Napoleão Bonaparte

Segundo Dicionario Brasileiro Globo inveja é o desejo de possuir o bem de outrem, pesar ou desgosto ante a prosperidade alheia.
Termo de origem latina inveja é invidere que tem o significado de “não ver”.
Sentimento esse muito comum em todas as fases de trasformação do mundo, onde a disputa existe na busca do poder, do riqueza e do status.
Na psicologia esse sentimento é observado e denominado formação reativa onde o mecanismo de defesa dos mais fracos contra os mais fortes.
Originária desde os tempos antigos. Na teoria da seleção natural de Darwin que é a explicação da diversidade das especies dos seres vivos que acontecem através da evolução, a inveja surge motivando a partir dai as correntes sociais que determinam que uma pessoa é superior a outra, através dos padrões do poder aquisitivo e de habilidades nas ciências humanas e exatas. Acredita-se que a sociedade evolue através dos conflitos e da competição, onde sobrevive o mais adaptado, porque o ser humano vive para continuar vivo. A outra pessoa é fonte permanente de possibilidade de que um fato possa acontecer. As escolhas levam às transformações quando se adaptam a um projeto. Os seres humanos realizam projetos diferentes e a partir dai cria-se conflitos sempre que os projetos se tem em mais alta conta. Nada pode ser conhecido em sua totalidade, sempre através dos olhos de outras pessoas. Consequentemente se cria o solipsismo ( acreditar que o conhecimento deve estar fundado em estados de expeirências interiores e pessoais, não se estabelecendo uma relação direta entre esses estados e o conhecimento).
A inveja é de grande importância na evolução humana, na auto preservação e na auto afirmação aparecendo no processo como a arma dos incompetentes.
A convivência é capaz de dar a certeza de se estão sendo feitas as escolhas corretas. Mesmo sendo o outro que impossibilita a realização, a concretização dos projetos, onde com frequencia se posiciona de forma a dificultar o trajeto da realização, jamais pode-se viver sem a convivência porque assim o projeto não teria sentido.
O sentimento de inveja é o causador das maiores dores humanas que instala-se, onde existem objetos de desejos gerando auto aversão por não ser como os outros são.
O ser humano acredita invejar o que o outro tem mas psicologicamente falando ele inveja o que o outro é. Existe neste momento o desejo de ser o outro, mas sabendo de sua impotência para atingir seu objetivo, busca realizar o que o outro realiza, busca ser o que o outro é, gera o desejo de conquista de algum objeto que falta. O invejoso tenta minimizar o feito do outro, sem ter consciência de que a idéia, a inteligência, a capacidade e a realização faz parte do outro e não dele. A inveja torna-se ai uma vontade frustrada de possuir os atributos e qualidades do outro, porque percebe que é incapaz de alcançá-lo, seja por limitações, imcompetência e até mesmo pelo intelectual.
Assim acaba sentido raiva, amaldisoando outro buscando desmerecer os seus feitos através de críticas. Burla suas próprias angústias e frustrações. Esse processo tem inicio no convivio familiar onde as comparações acontecem com grande frequencia e a partir dai no convívio social onde através da mídia que desenvolve processos comparativos entre marcas, formas, modelos entre outros parâmetros.
O ser humano é livre para realizar suas escolhas, sabendo que está sujeito a limitações do próprio ser. A autonomia é limitada pelas capacidades físicas e intelectuais. Mesmo assim o ser humano não está limitado em sua liberdade, porque é a autonomia que torna essa liberdade possivel determinando escolhas, impondo as verdades direcionando para não se escapar de si mesmo.
Sendo assim destruir o outro não o fará realizar o que o outro está realizando. Todos possuem diferentes personalidades, desejos, as características de cada um contem sua peculiaridade sendo assim nada adianta usar os demais como medida para conduzir a vida que pertence somente à você.
A vida é sua faça uso dela da melhor forma possivel onde a inveja não deve priorizar suas atitudes e atos, “pois cada um é cada um”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário