domingo, 20 de março de 2011

SINDROME DE ACATISIA – INQUIETAÇÃO



Sindrome caracterizada por inquietação, podendo variar o estado entre uma sensação interna inquieta, a necessidade de mover-se desencadeando a incapacidade de deitar-se ou sentar-se tranquilamente.
Tendo uma variação de leve senso de desassossego ou ansiedade manifestando uma impotência em manter-se parado, podendo levar a disforia ( mudança repentina e transitória do estado de ânimo levando a pessoa ao exagero do sentimentos de tristeza, angústia. É o desencadear do mal estar psíquico acompanhado muita das vezes por depressão, melancolia e pessimismo. Existe também o transtorno disfórico pré-menstrual onde são acometida as mulheres no decorrer de suas vidas reprodutivas, levandoa-as muita das vezes ao isolamento social e irritabilidade).
A sindrome pode também incitar trastornos musculares gerando uma sensação de mordedura na parte interna da boca, e enrrigecer e dores no pescoço.
Acaticia que é causada frequentemente pelos neurolépticos ( primeiros remédios desenvolvidos para o tratamento de sintomas positivos de alucinações e delírios caracterizados por ações psicotrópicas agindo com efeitos sedativos e psicomotores. Usados nos tratamentos sintomáticos das psicoses, principalmente na esquizofrenia), foi descrita por Jack Henry Abbot em 1981.
A droga não tem como objetivo deixar os nervos mais calmos e sim atacar o “Eu” pois não é conseguido localizar a origem das dores.
Os músculos da face se agitam e a pessoa da início ao processo de morder o lado de dentro da boca, endurecendo a mandíbula causando dores faciais podendo até mesmo desencadear problemas de ATM (articulação tempro mandibular), fortes dores na coluna vertebral dificultando o movimento do pescoço e cabeça. Aí surge a inquietação, uma ansiedade intensa dominando a falta de alívio até mesmo no respirar.
É importante lembrar que os antipsicóticos não devem ser usados como substitutos de psicoterapia, ambos caminham juntos, sempre devendo procurar um profissional especializado, pois o cuidar do cérebro é uma arte complexa e assim os médicos especializados prescreverão medicamentos e observarão efeitos colaterais, os psicólogos conduzirão a psicoterapia desenvolvendo reforço positivo para a mudança de comportamento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário