domingo, 10 de abril de 2011

Síndrome do Pensamento Acelerado - SPA



EQUILIBRAR-SE, SE FAZ NECESSÁRIO

A cada dia são detectados tipos diferentes de síndromes, tudo isso porque a sociedade vive um mundo onde todos são bombardeados com informações de todos os tipos e formas em frações de segundos. Com tantas conecções realizadas ao mesmo tempo forçando o cérebro a trabalhar de forma não muito saudável, fazendo com que o ser humano sinta que deve ser imediatista e com pressa de concretizar tudo o que faz.
Criando assim uma correria desenfreada em todo lugar que vai, como escola, academia de ginástica, trabalho, trânsito desesperando em realizar suas atividades.
Os sentidos que são naturais no desenvolvimento humano, com tanta pressa vão perdendo suas funções e todos passam a viver somente muitos ruídos e agitação que leva todos ao desgaste e pior à desmotivação de que forma deve-se viver.
A síndrome gera sintomas variados como fadiga, sono alterado, dificuldades em concentração, déficit de memória, flutuação de humor entre outras pode também criar sintomas que mascaram outras doenças.
Na vida turbulenta do novo século, as pessoas pensam com mais rapidez, descontroladamente, com uma grande variedade diferente de pensamentos.
Esta forma de imediatismo, com pensamentos mais velozes causa ao cérebro uma grande tensão psíquica que muita das vezes não consegue responder aos variados comandos que recebe em frações de segundos.
Quando a irritação ocorre por motivos simples; não consegue relaxar durante o dia ou até mesmo dorme mal, observe, pois pode estar sofrendo da Síndrome do Pensamento Acelerado.
Considerada o mal da modernidade.
Os portadores da Síndrome vivem em constante luta para realizar suas conquistas, e quando a alcançam perdem o prazer e o estímulo de festejar a vitória. Deixam de desfrutar o prazer de realização, perdendo a emoção contemplativa e estável de realização.
Tudo parece acontecer de forma sutil, mas são muitas as pressões exercidas pelo social no decorrer do cotidiano, no trabalho e na escola. O fator que agrava a síndrome é que as informações são recebidas desordenadamente, sem que a pessoa consiga focar uma mensagem de cada vez. Dificultando assim o armazenamento no cérebro. Podendo surgir doenças como hiperatividade, baixa de auto estima, desmotivação no cotidiano entre outras.
A única forma de se proteger contra essa síndrome é aprender a selecionar as informações que são prioridades, gerenciando a forma de como irá usufruir da diversidade recebida e qual a importância que a mesma tem na vida.

SINTOMAS:

Insatisfação com a própria vida, irritabilidade, dificuldades em concentrar-se, dificuldade em concentrar-se, déficit de memória, sono alterado, fadiga excessiva, falta de estímulos na vida diária, causando a sensação de vazio, com sentimento de menos valia.



CAUSAS:

Excesso de informações no decorrer do dia, que são considerados naturais na modernidade. Preocupações associadas nas exigências sociais, a busca intensa de realização na atividade profissional.
Assim ocorre o cansaço físico exagerado e inexplicável.
O pensamento excessivo e descontrolado realiza a diminuição de energia distribuída pelo córtex cerebral que é o responsável por manter a energia na musculatura corporal desencadeando assim uma fadiga física.


TRATAMENTO:

O tratamento não é somente a busca da cura, mas principalmente o desejo de mudança do estilo de vida restaurando e reestruturando a forma que confrontação diante da vida.
Inicia-se então a fase de treinamento de cognição e comportamento para desacelerar os pensamentos, selecionando e organizando as prioridades a serem realizadas nas atividades do dia a dia.
Estando mais estável em seus sentimentos e realizações, dá-se o inicio do processo de observar as informações e acontecimentos.

Não existe fórmula milagrosa, o passado e fatos ocorridos não têm como serem mudados, mas a leitura dos mesmos pode ser reestruturada.




A busca da vida saudável deve ser contínua de forma serena, trazendo a temperança (virtude que significa equilíbrio, colocar limites, assegurar o domínio da vontade),  realizando a partir daí a concretização do sentimento de felicidade.

2 comentários:

  1. Fui diagnosticada com SPA, a cerca de cinco anos, depois de sofrer muito com alguns sintomas, principalmente os relativos a memória e insonia, mas quanto aos outros sintomas não havia ainda sido esclarecida. Após ler este artigo, percebo que muitos outros sintomas que não havia sido relacionado pelo profissional, e que tem me afligido e trazido problemas até mesmo de relacionamento familiar, estão presentes, no dia a dia. Me sinto muitas vezes excluida porque ninguém entende oque estou sentindo. Comentários maldosos do tipo, louca, preguiçosa, encarangada, fazem parte, mas agora sei que o que sinto tem explicação. Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Hoje depois de lê esse artigo eu estou a auto me diagnosticar que tenho o SPA, conheci o SPA em um dos livros de Augusto Cury e como amante a leitura e muito curiosa, principalmente com coisas que seja relacionada a Psicologia, fui pesquisar e hoje quando encontrei esse artigo vejo que me identifiquei muito. Nunca imaginaria que o que sinto seria uma Síndrome. Muito obrigada por ser tão clara no artigo e assim pudi compreender tão bem que tenho.

    Ass: Edrienne Edlin

    ResponderExcluir