domingo, 18 de setembro de 2011

HABITO DE ROER UNHAS / ONICOFAGIA



A ambição do homem é tão grande que, para satisfazer uma
vontade presente, não pensa no mal que daí a algum tempo pode resultar dela..
                                                                                                           Nicolau Maquiavel

 




Onicofagia: palavra gramatical substantivo feminino que tem como função definir um disturbio, considerado um hábito comum que é roer unhas.
Roer unhas é um disturbio evolutivo que está relacionado com a fixação oral, que ocorre quando o ser humano não progride normalmente as fases da vida. Ele se mantem fixado numa determinada fase, tendendo em preferir satisfazer suas carencias de forma infantilizada ao invés de enfrentar e confrontar a real idade que se encontra.
Na fase oral que tem seu inicio a partir da gestação quando o bebê aprende a levar o dedinho à boca, saciando e gratificando sua pulsão básica que tem como função alimentar e atenuar suas tensões de carinho. Após o nascimento, a criança é confortada, aninhada e acalentada, sendo acariciada pela mãe que a alimenta e supre todas suas carencias, através deste momento de saciação da fome e redução da tensão no processo de alimentação e prazer.
A maior parte da energia libidinal da criança está direcionada e focada na área da boca. Muito dos hábitos orais mantem se no desenvolvimento humano, no decorrer de toda a vida que são os lamber, chupar, morder, beijar.
O seres humanos que constantemente mordicam, estão fixados na fase oral, significando que a maturação completa psicológica não aconteceu.
Alguns interesses de prazeres orais são normais, somente passando a ser patológico se acontecerem execissivamente, atrapalhando até mesmo o desenvolver estudantil e profissional.
A incidência de onicofagia diminui após os 16 anos de idade, sendo considerado em alta prevalência dos 4 a 18 anos.
A onicofagia é um ato compulsivo, por ser um movimento repetitivo e irracional que o ser humano faz com o intuito de amenizar sua ansiedade, podendo estar associado a outros problemas emocionais como preocupações, tensões ou medos exagerados, sensações continuas que de que um desatre ou algo de muito ruim vai acontecer, podendo também ser uma preocupação exagerada com saúde, dinheiro, familia ou trabalho. Falta controle sobre os pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independente da vontade requenrendo ajuda especializada.
Este disturbio pode acarretar complicações estomacais porque se engole parte da unha roida.
Por mais que se pense que as mão estão higienizadas, as unhas possuem impurezas que podem transmitir outros tipos de doenças, principalmente tipo parasitárias.
Os dentes anteriores poderão desenvolver com mal oclusão.
A intensidade do disturbio pode além de roer levar a arrancar pele ao redor da unha gerando lesões periungueais, localizam-se ao redor das unhas, do leito ungueal, que afeta leito e tecido mole adjacentes.
Na fase adulta pode substituir o roer as unhas pelo hábito de fumar, mascar chiclete, levar caneta à boca, morder lápis, levando sempre algum objeto à boca, buscando gratificação oral. O tratamento de onicofagia tem como principal objetivo amenizar as situações emocionais.
Como em qualquer disturbio, é importante que a motivação para mudança surja da propria pessoa, estando consciente sobre a necessidade de abandonar este vício, que é considerado por muitos como um simples hábito.
A extição brusca do vício pode suscitar alterações na personalidade.

Existem algumas soluções consideradas simples para auxiliar na cura do distúrbio onicofágico.



1- É importante observar em quais momentos despertam o desejo de roer unhas, podendo acontecer em momentos de reuniões de trabalho, trânsito e em momentos de tomar decisões importantes.




2- Manter as unhas curtas e lixadas, dificultam o acúmulo de micróbios e sujeiras; para as mulheres fazer unha toda semana serve de estímulo positivo, lembrando que se tem unhas fracas deve evitar acetona, usar base pois é um importante fortalecedor;




3- Fazer uso de esmalte com sabor ruim, com indicação de um dermatologista;




4- Fazer uso de unhas postiças tendo cautela para não se tornar um uso constante pois podem alterar estrutura das unhas;


                                                                      SKINNER
 


5- Buscar ajuda profissional, sendo importante que o tratamento seja realizado na psicologia de comportamento Behaviorista, que é a corrente que tem como objeto o comportamento exterior do ser humano, sendo analisado os aspectos não só do comportamento no meio ambiente mas também dos gestos, atitudes, personalidade, entre outros.

O tratamento tende a eliminar o vicio através de uma elaboração consciente dos fatores emocionais desencadeadores, libertando e equilibrando o ser humano para que possa viver em harmonia consigo mesmo e o ambiente externo de sua vida.










Nenhum comentário:

Postar um comentário