segunda-feira, 21 de maio de 2012

Patrimônio Histórico: Reformar ou Restaurar como saber o que fazer.



Ao ler o informativo mensal da paróquia sagrada família de Três Corações ano 9/297 maio 2012, deparei-me com um artigo escrito por Padre Daniel Menezes Fernandes intitulado “ Reforma ou Restauração da Igreja Matriz?”. No corpo da matéria ele descreve a preocupação da comunidade em saber se é reformar ou restaurar. Antes de opinar acredito que é importante buscar o conhecimento do real significado das palavras e para isso a melhor forma de esclarecimento é buscar o dicionário que é o pai dos sábios. Reformar quando utilizado como verbo transitivo, significa: dar nova forma a..., reconstruir, mas se usado como verbo reflexivo, quer dizer emendar-se, corrigir-se. Já o Restaurar empregado no transitivo, denota instaurar de novo, renovar, reintegrar, no reflexivo traduz-se como restabelecer-se.
A reforma acontece quando ocasiona mudança, nova forma, modificação, nova organização e restaurar é reparar, recuperar, consertar algo que está desgastado pelo seu tempo de uso e forma de conservação.
Segundo O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado- IPHAE, a restauração é uma ação excepcional que ocorre em virtude da ausência da devida conservação do monumento, tendo como finalidade resgatar e revelar os valores históricos, fundamentando-se no preexistente e na autenticidade para recuperar a sua integridade. Cuidado este que se aplica em tudo o que é protegido por uma legislação especial cultural do município ou do estado. Para o Instituto a primeira avaliação deve ser feita por um arquiteto, que irá identificar se o bem se encontra sobre proteção do patrimônio histórico. Elaborando projetos, que deverão ser encaminhados à apreciação das equipes técnicas dos órgãos do tombamento, ou proteção do mesmo (municipal estadual ou federal). É permitido, e muita das vezes desejáveis, o atualizar o funcional e adaptar aos novos usos deste bem. Todos os detalhes devem ser observados, acessos para deficientes físicos, áreas de serviços, parte hidráulica, elétrica, sanitários, climatização, segurança, higiene entre outros itens.



O informativo tem como objetivo esclarecer dúvidas e questionamentos que possam estar surgindo na população. É importante lembrar que os usos da palavra e de suas significâncias não devem ser esquecidas, e que a convivência pacifica na sociedade nem sempre significa agradar a todos mas sim agir para um bem melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário