quarta-feira, 18 de abril de 2012

O que há de Verdade na Mentira


“Não quero nunca renunciar à liberdade deliciosa de me enganar”.
(Ernesto Che Guevara) 

O ato de mentir, confirmação contrária à verdade. Mas o que é a verdade!
Para falar sobre a mentira é indispensável falar sobre a verdade. Opostos que estão sempre correlacionados, com variações formas e contextos diferentes e ao mesmo tempo tão parecidos.
Todos os adultos, enquanto criança adultos aprendem que deve sempre dizer a verdade. Aprendizado este que fica somente no verbo, mas na prática vêem que os adultos atuam de forma duvidosa.Como diferenciar o fator cognitivo do comportamental?
Os adultos responsáveis pelas crianças se iludem, acreditam estar ensinando a melhor maneira de se viver, deixando de observar que o comportamento é tão importante quanto a cognição. Ou seja, observando com carinho e cautela, conclui-se que ambas tratam de dimensões opostas. Não existe meia verdade nem meia mentira. A realidade objetiva existe apenas fora do sujeito, quando ele procura aprender através o objetivo real, podendo acontecer que incorra alguma deformação subjetiva. A verdade é vivenciada de forma absoluta. Sendo que é importante lembrar que muitas são as variáveis que influenciam no processo de cada história de vida, devendo observar o cultural onde está inserida a condição ética e moral do sujeito.
Fatos ocorridos, observados por sujeitos diferentes, são em pequena porcentagem relatados da mesma forma. Cada ser humano expõe sua verdade, ressaltando que ambos dizem a verdade, a sua verdade, não estão mentindo. Mas a diferença dos relatos surgem por causa da variável de ética e moral onde o sujeito está exposto cognitivamente e comportamentalmente.


 A verdade está sendo dita de forma que o que se diz é o que acredita ser o real. É o ponto de vista construído na história de vida de cada um. E então se vê que entre o branco e preto existem inúmeras variáveis de tons de cinza. A distinção entre verdade e mentira delibera ao manifestante um desejo de chegar ao foco que acredita ser o melhor, podendo deformar fatos para atingir seus objetivos, acreditando no que diz esquecendo que existe uma distância no que diz com a suposta realidade objetiva. São vários os casos patológicos que se pode confrontar a verdade e mentira, entre eles os quadros paranóicos e a esquizofrenia que por causa da ruptura existente na realidade engendra (produz dentro de si) fantasias e alucinações que acredita ser verdadeira. As verdades e mentiras acontecem muitas das vezes com o objetivo de ser aceito no social. Cada sujeito deve saber analisar e trazer para luz da consciência a sua verdade de forma mais imparcial possível. Todo ser humano é composto do potencial negativo que muita das vezes está no lado obscuro do ser.
Essa sociedade que de várias formas contorce a realidade, transformando-a em verdades cruéis na história de cada um.



Nenhum comentário:

Postar um comentário